sexta-feira, 15 de maio de 2009

As partes das plantas

As partes das plantas foram apresentadas aos alunos apartir deste cartaz.
Em seguida, os alunos confeccionram um outro cartaz, desenhando cada grupo uma parte da planta.

Seres vivos - Seres não vivos

Nada melhor do que aprender brincando.



JOGOS:




  • Quebra-cabeça dos seres vivos:

Os alunos selecionaram figuras de seres vivos, e a tia ajudou a criar lindos jogos de quebra-cabeça.




  • Jogo da velha:

Usando papelão e tampa de garrafa, criamos um jogo da velha dos seres vivos e não vivos.É só colar figuras nas tampas das garrafas, riscar o papelão e começar o jogo.


Minha casa, minha familia

Nesse tema ensinei uma simples dobradura (eles adoram) de uma casa.
Pedi para que completassem o desenho de acordo com a casa em que moram, com quem moram e o que nela tem.
Veja o resultado:






Dia do trabalho

Para o dia do trabalho deixe que os alunos recortem de revistas e jornais trabalhadores, muitos encontram o mesmo trabalho do papai ou da mamãe, isso o faz sentir-se feliz e importante.
Muitos até fantasiam situações.

Sentidos

Para trabalhar os sentidos com meus alunos de 3º período, lancei mão de uma excelente ferramenta.

Crianças nessa idade são verdadeiros exploradores, são muito curiosas.

Adoram revistas, livros...

Permiti que se divertissem com revista de cosméticos.

Que ferramenta!!!!

Além de gostarem do conteúdo, dando asas a imaginação, estimulam os sentidos.

Os meus alunos quando descobriram que nas páginas tinham cheirinhos, que festa...!

Dia do livro infantil

Para o dia do livro infantil, comemorado no dia 18 de abril, nada melhor do que criarmos livros infantis, certo?
Pois bem, nesse dia meus alunos leram a história que mais lhe agradara.
(São alunos do 3º período, não sabem ler palavras, mas, sua imaginação é ilimitada.)
Após esta deliciosa leitura, chegou a hora da tia saber quem leu, o quê?
Tomei nota exatamente como cada um recontou a história que leu, juntamos tudo num grande livro de contos.
Olha só que tesouro nós criamos:




autores
histórias reiterpretadas

capa do grande livro de contos






Dia do Indio


O índio Perí

Perí é um índio. Ele vive no interior do Mato Grosso.

O pequeno indígena é inteligente e muito valente. Foi vencedor lutando com uma onça pintada, assustado o animal fugiu para o Pantanal.

Nos dias de festa, Perí veste uma tanga feita com penas de ave. Ele pinta o corpo e dança.

É o modo como ele manifesta sua alegria e satisfação.

Como sobrevivem os índios?

Eles pegam suas canoas e vão rio abaixo.

Também fazem bonitas peças de barro. São verdadeiros artesãos.

Plantam no seu pedaço de terra, e a semente lançada ao solo dará a eles o alimento.




Atividades:


  1. Interpretando o texto;

  2. Reconhecer quais são os objetos utilizados pelos índios;

  3. Dobradura do índio;

  4. Máscara de índio;

























Vogais no cotidiano



Para ensinar as vogais usei como motivação um bingo.


- Como fazer:


Prepare uma cartela com todas as letras do alfabeto.


Destaque as vogais.


Dê uma cartela a cada aluno, peça pra que marque apenas a letra do seu nome conforme o sorteio.


Caso haja dúvida, dê ao aluno a ficha do seu nome, assim ao visualizar a letra sorteada, ele poderá comparar com a ficha.


De acordo com que forem terminando o professor poderá presenteá-los.


Obs: Quando uma vogal for citada, o professor deve chamar a atenção do aluno.
E começar a explicar quais são as vogais.