quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Nova fase ....

Nasce uma princesa em minha vida!!Marcando um novo tempo, uma nova fase da minha existencia....

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Mamãe e Sophia

3 meses


4 meses

5 meses
6 meses
7 meses









segunda-feira, 10 de maio de 2010

Dia das Mães de Sophie e mamãe Aline

Nosso 1º (de muitos) dia das Mães juntinhasssssss

Dia das Mães

Nossa apresentação de dia das mães foi um arraso!!!
Adaptamos a história de Ceci, uma gatinha, para homenagiar a mamãe.
Lembrancinha feita por eles.
Poema:
Sou pequenininho do tamanho de um botão
trago papai no bolso e mamãe no coração


Esquema
1ª página: um botão
e desenho livre da própria imagem;
2ª página: um bolso de tecido e um boneco de papel vestido  representando o papai;
3ªpágina: um coração com uma boneca, representando a mamae;

quinta-feira, 29 de abril de 2010

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

Ao comemorarmos o dia nacional do LIVRO INFANTIL
propuz aos meu alunos do 1º período de E.Infantil um super momento.(Não possuímos biblioteca na escola), mas possuímos um grande acervo literário infantil.

Criamos o cantinho da leitura na sala.
Um ambiente alegre, aconchegante e com inúmeras literaturas.

Gosto de sempre proporcioná-los esse contato com  livros, assim adquirem o hábito espontâneo, feliz e saudável de LER.

Todos se divertiram muito, logo puderam escolher o que mais gostaram.
Representaram através de desenho livre.


"Eles amam ler"

PÁSCOA

UMA FORMA DIFERENTE E LÚDICA DE ENSINAR O SENTIDO DA PÁSCOA E SEUS SÍMBOLOS


Momento da história:
Em roda começamos a conversar sobre o que é a páscoa.
Depois de ouvir diversos depoimentos (tome nota dos depoimentos ), começamos  falar sobre os símbolos da páscoa, o que cada um significa e representa na nossa cultura.
Logo, no momento da história contei sobre o nascimento e morte de Jesus numa linguagem própria para meu público alvo. Encerrado esse momento, nada melhor que praticar. Ceiamos.

Num segundo momento contei a História de um ovo e claro parti do texto para trabalhar conteúdos do planejamento.
 Foi um show!
 

terça-feira, 27 de abril de 2010

Dia do circo!

SUGESTÕES PARA O DIA DO CIRCO

Após a visita ao circo, criamos nosso próprio espetáculo.
Cada aluno pode representar sua palhaçadas e piruetas.

Foi muito legal essa experiência.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Rotina Educação Infantil : Nova Escola


Educação Infantil

0 a 3 anos Prática pedagógica

Sequência Didática

Eu, nós e todo mundo na escola

Faixa etária
0 a 3 anos
Conteúdo
Identidade e autonomia
Introdução
A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola de Educação Infantil é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A auto-imagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma auto imagem positiva.

Tendo em vista estes propósitos, a utilização de fotos pode ser amplamente aproveitada pelo professor de educação infantil. Este recurso visual promove situações de interação, reconhecimento e construção da auto-imagem, favorece as trocas e a percepção do outro e, das igualdades e diferenças, e consequentemente, de si.

Objetivos
- Interagir e relacionar-se por meio de fotos.
- Perceber-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças, mediante as interações estabelecidas.
-Sentir-se valorizado e reconhecido enquanto indivíduo.
-Enxergar-se a si próprio como parte de um grupo, de uma unidade complexa.

Tempo estimado
Um a dois meses.
Esta seqüência didática foi traçada considerando as necessidades das crianças de se reconhecerem no grupo no início do ano letivo. Desta forma, foram pensadas atividades numa sequência, que pode ser alterada conforme as necessidades e interesses de cada grupo. Depois desta sequênica inicial é interessante que algumas atividades ocorram diariamente no decorrer do ano, como a elaboração da rotina e a elaboração do quadro de presença.

Material necessário

- Fotos das crianças sozinhas, com seus familiares, com seu brinquedo preferido, e outras, realizando atividades que gosta sozinhas e junto de seus colegas na escola.
- Caixinhas de sapato infantil para servir de caixinhas surpresa. Podem ser pintadas, ou forradas.
- Papel craft para fazer cartazes de pregas.
- Papel cartão colorido e cola para confeccionar os cartazes com janelinhas.
- Fita adesiva.

Desenvolvimento das atividades

Sequência 1 : eu, eu e eu
1. Numa roda, distribuir caixinhas supresa para as crianças com suas respectivas fotos dentro, de forma que abram e encontrem a sua imagem.
2. Distribuir as fotos e ajudar as crianças a cola-las sobre os cabides, onde ficam penduradas suas sacolas. Deixar as fotos sempre no mesmo lugar para que as crianças saibam o lugar destinado a ela guardar seus pertences. (Pode-se também fazer um mural de bolsos e, com ajuda das crianças, colar suas fotos, uma em cada bolso).
3. Fazer um cartaz de pregas representando a escola e outro representando a casa. Disponibilizar as fotos das crianças numa caixa que fique disponível a elas no início do dia. Deixe que olhem as fotos, encontrem as suas próprias e ensine-as a colocar no cartaz referente à escola.
4. Numa roda, sortear uma foto por vez para que o grupo identifique quem éIncentivar as crianças a nomear e a relacionar foto e colega. . Também podem cantar alguma canção simples, que diga os nomes das crianças neste momento, como Bom dia Mariana, com vai? Bom dia Mariana, como vai? Bom dia, Mariana, bom dia Mariana, bom dia, Mariana, como vai?. Cada um leva a sua foto ao cartaz da escola.
5. Espalhar fotos pelo espaço e brincar com as crianças de encontrar. Pode cantar uma canção simples como: Cadê o Léo, cadê o Léo, o Léo onde é que está? Cada um leva a sua foto ao cartaz da escola.
6. Fazer um cartaz com xerox repetidos e misturados das fotos de todas as crianças. Brincar com as crianças de cada uma encontrar as suas próprias fotos entre as demais.

Sequência 2: eu, tu, eles

1. Preparar um pequeno cartaz com janelinhas que abrem e fecham, uma sobre a outra, para cada criança (uma coluna, com espaço para quatro ou cinco fotos). Na janelinha de cima, colocar a foto da criança e fechar, de forma que a foto fiue escondida. Sugerir às crianças que abram as janelinhas e encontrem qual é o seu cartaz.
2. Nas caixinhas surpresas colocar as fotos das crianças com seus familiares. Distribui-las entre as crianças aleatoriamente. Deixar que abram e sugerir que descubram de quem é a foto que encontraram. Cada um entrega a foto que encontrou para o seu dono. O dono da foto cola-a, com ajuda do professor, no seu cartaz de janelinhas.
3. Em roda, cada criança mostra a foto do seu brinquedo preferido para o grupo e, com ajuda do professor, conta o que é e como brinca com ele. Depois, colam na janelinha seguinte de seu cartaz.
4. Repetir a atividade acima quantas vezes quiser, acrescentando fotos de outras coisas significativas do universo familiar de cada criança (foto do quarto, do animal de estimação etc.)

Sequência 3: nós e todo mundo
1. Com os cartazes, montar um biombo para sala, ou um grande mural, ao qual as crianças terão acesso livre para verificar as fotos de suas janelinhas e as de seus colegas.
2. Tirar fotos das crianças na escola, em suas atividades cotidianas, em pequenos ou em grandes grupos. Montar um móbile na altura das crianças para enfeitar um canto da sala.
3. Entre algumas fotos tiradas na escola, selecionar as mais ilustrativas das atividades que acontecem diariamente para confeccionar um quadro de rotina do grupo.
4. Todos os dias montar a rotina, sequenciando as atividades representadas pelas fotos, com ajuda das crianças.

Excelente esta matéria!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

PAP - Decoupage em pote plástico

Decoupagem em plástico

Material Básico:
 

- Vasos de plástico
- Pano de limpeza
- Pincel chato largo
- Tesoura

Produtos CORFIX utilizados:
 

- Tinta Relevo 3D Brilhante na cor preto
- Cola Gel Corfix
- Pincel Corfix E 60 n.12
- Verniz Spray Artfix Semi-Brilho

Passo-a-passo:

Antes de começar a trabalhar, siga as orientações a seguir:

– Lave e seque bem o vaso de plástico.

Recorte as figuras do papel desejadas. Com o pincel corfix n.12, aplique a Cola Gel no verso da figura que será colada.


Posicione a figura no vaso e com um pano limpo e seco, retire o excesso de cola fixando completamente a figura na peça. Proceda da mesma maneira até colar todas as figuras. Aguarde secagem da cola por cerca de duas horas.

Aplique o verniz spray Artfix na peça, para proteger as colagens e dar maior durabilidade ao trabalho. Aguarde secagem por 1 hora.

Realce os contornos dos desenhos aplicando a tinta relevo 3D ao redor das figuras. Complemente o trabalho de acordo com a sua criatividade, aguarde secagem completa por 24 horas. Aplique mais uma demão de verniz Artfix.

Dica: Evite lavar ou molhar as aplicações.
Peça pronta.


Os créditos desse PAP é de "ARTESANATO FINAL."
Em todos os links onde pesquisei nenhum explicavam tão bem como este, por isso fiz questão de colocá-lo aqui com algumas adaptações.